Coaching Universitário: complementando os conhecimentos das IES

A prática e os programas de coaching no Brasil estão em alta nos últimos anos, principalmente nas cidades com uma maior concentração econômica, ao mesmo tempo que há uma grande procura por parte de profissionais que buscam reposicionar suas trajetórias de vida e de carreira.

A palavra Coach teve sua origem no século XVIII e de acordo com Silvio Celestino este treinador era uma espécie de tutor de crianças que tinha como função guiá-las pelos diversos campos do conhecimento. Porém, em todas as civilizações e sociedade havia alguém que possuia uma posição similar ao que hoje entendemos como Coach. Na Roma Antiga, uma familia abastada tinha um cidadão Grego como conselheiro, instrutor, ou mesmo como tutor dos mais jovens.

De forma geral o Coaching é um processo conjunto de desenvolvimento das potencialidades do coachee (cliente) em busca de um objetivo proposto pelo cliente. Neste sentido, o Coach irá por meio de instrumentos e dinâmicas apresentar reflexões que possam conduzir o coachee aos seus  objetivos.

No meio universitário, os processos de Coaching estão iniciando no Brasil, mas são extremamente importantes na condução de uma carreira futura, já que grande parte daqueles que ingressam no ensino superior são jovens, e que mesmo na universidade ainda possuem dúvidas quanto a carreira escolhida.

De acordo com pesquisas do MEC, mais 20% dos estudantes do ensino superior desistem dos cursos escolhidos. Neste cenário um dos objetivos do Coaching Universitário é conduzir os universitários e preprará-los para os desafios que estes encontrarão na universidade, bem como em suas futuras carreiras. Este processo também se destaca como uma complementação dos conteúdos e competências desenvolvidas pelas universidades, na qual o coaching objetiva agrupar o contexto acadêmico-universitário ao mercado de trabalho.

O Studio Sapienza desenvolveu uma metodologia com base nas Múltiplas Inteligências propostas por Gardner e no Desenvolvimento de Competências, na qual possibilita ao universitário a identificação das suas potencialidades e das competências necessárias para o desenvolvimento de uma carreira profissional.

Estas ações visam prepará-lo para o mercado de trabalho de tal forma que possa antes mesmo da sua formatura estar posicionado em uma organização ou mesmo criar a sua própria empresa.

“Construção de imagem profissional; Planejamento de carreira; Gestão do tempo; Desenvolvimento de Competências e outras dimensões estão presentes em nosso processo de Coaching Universitário”, comenta o Prof. Geraldo Campos, um dos especialistas que estarão participando do programa.

No mundo cada vez mais dinâmico e globalizado é necessário pensar e repensar as nossas ações cotidianas para que estas no dia de hoje possam refletir no futuro, e; seus reflexos possam ser positivos em todas as áreas em que atuamos.

Anúncios
Galeria | Esse post foi publicado em Prateleira Virtual e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s