Hora de START: preocupações e relaxamentos cotidianos

Creio que umas das maiores dificuldades que as pessoas estão enfrentando atualmente em nosso cotidiano é a capacidade de relaxar. Tantas são as preocupações existentes com a violência, criminalidade, falta de dinheiro, epidemias, desemprego, filhos, pais, problemas nos negócios, relacionamentos e outros fatores que por vezes nos tiram o sono.

As preocupações acarretam uma série de efeitos em nosso organismo e em nosso cotidiano, visto que ao mesmo tempo em que somos uma unidade, vivemos em comunidade, na qual o nosso mal estar acaba por vezes tendo reflexos em quem esta ao nosso redor.

Independente das patologias, físicas ou psicológicas, que deixo para os especialistas que estarão conosco no START –  Programa de Qualidade de Vida para Executivos, muitos são as manifestações de ocorrências e pessoas que sofrem de preocupação e de seus reflexos, como: depressão, distúrbios de ansiedade, hipertensão arterial, síndrome do pânico e mais algumas destas doenças da contemporaneidade, que na grande maioria das vezes se resumem de forma muito simplista, ao não “conseguir dar conta” das obrigações cotidianas.

Depois de um estágio com o criador do Ócio Criativo, o professor Domenico De Mais, compreendi que independentemente da situação devemos ter frieza suficiente para tentar compreender nossos problemas, refletindo sobre a causa e o efeito, nas dificuldades e nas possibilidades; principalmente nas possibilidades.
Muitos quando estão com um problema que geram preocupações, ficam remoendo sobre o problema e por vezes causam outros problemas aumentando ainda mais suas preocupações.

Quando estou muito preocupado com as coisas cotidianas, busco tentar relaxar. Na verdade vou fazer aquilo que gosto, lazer. Ano passado quando tive uma das minhas maiores preocupações profissionais, convidei esposa e filhos para jantar em nosso restaurante preferido. No cardápio comida italiana e conversa sobre coisas de casa e família. Nada de papo sobre o problema.

Quando recebo projetos importantes, que de certa forma geram certa preocupação, tento criar alternativas para relaxar. Um dos episódios mais interessantes foi quando recebi um mega projeto para gerir em pleno período de férias, então no final do dia fui à praia encontrar esposa e filho para um banho de mar, que durou até as dez da noite, com muita descontração, relaxamento e ócio criativo para pensar melhor e diminuir a ansiedade

Estas estratégias fazem com que eu esfrie minha cabeça, pense um pouco mais e não seja tomada pelo calor do momento, que muitas vezes nos faz dizer ou fazer coisas que depois possamos entender que não foram adequadas.

Como uma das propriedades do lazer esta no desenvolvimento da criatividade, da espontaneidade e do relaxamento, isto possibilita uma melhor análise do problema e principalmente dos cenários que possam ser traçados para solucionarmos nossas preocupações.

Preocupações sempre vão existir, pois as nossas necessidades a cada dia são alteradas e como dizem os sociólogos: o atendimento de uma necessidade gera uma nova necessidade. Cabe então, qual a maneira de lidarmos com elas. Isto não quer dizer que não devemos nos preocupar, mas devemos sim não criar “monstros imaginários” ou anteciparmos problemas que por vezes podem acontecer, mas que na grande maioria das vezes não acontece.

Uma questão de atitude e de exercício, pois se desvincular das preocupações e principalmente não levá-las para si e para os outros é algo que requer tempo.
Uma olhadinha neste vídeo pode ajudar você a atender como fazer isto. Participe conosco do START.

Anúncios
Esse post foi publicado em Prateleira Virtual. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s