Empresas e Eventos

Responder esta pergunta não é algo muito fácil se compreendermos que as formas de relações entre empresas e clientes se dão simplesmente de maneira tradicional, ou seja, a empresa possui produtos e serviços e os seus clientes os consomem.

No mundo corporativo em que vivemos falar em eventos é falar para algumas empresas de questões estratégicas e que geram valor ao negócios, mesmo que este não seja vinculado ao mercado de eventos. Assim como as empresas vem se transformando a cada dia para atender as necessidades e desejos dos clientes, mercados e a sustentabilidade financeira e do planeta, a área de marketing passou por diversas transformações nestes últimos 5 anos.

Das tradicionais ferramentas que compunham o above the line, ou seja, aquelas que se pagavam muito para se destacar e ficar próximos dos clientes, como TV, outdoors, anúnicio pagos e outras formas de publicidade e propaganda, os eventos deixaram de ser uma pequena parte do marketing para se tranformar na principal ferramenta de marketing para algumas corporações.

Se pensarmos que algumas cidades do Brasil possuem legislações especificas que restringem a veiculação e fixação de determinadas ferramentas, como: outdoors, publicidade móvel e outras, estes valores de investimento em sua grande parte são direcionados para outras possibilidades de visibilidade de marcas, produtos e serviços.

Creio que estes parágrafos ainda não contemplam uma resposta para o questionamento do título desta postagem. Quando alguém em minha corporação me pergunta o por que dos eventos eu logo respondo: “os eventos são possibilidades de agregar valor ao negócio possibilitando uma maior inter-relação entre empresas e seus stakeholders, ou seu target, aumentando o tempo de contato, projetando experiências, gerando fidelidade, entretenimento, formação e capacitação e principalmente criando um espaço na qual a empresa irá conhecer de forma efetiva seus clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios”

Além disso os eventos fomentam possibildiades de negócios quando as empresas participam de feiras, road shows, rodadas de negócios e eventos de relacionamento. As empresas estão iniciando um compreensão de que  necessitam mensurar o ROI – resultado sobre o investimento, bem como compreenderem que dar visibilidade a marca e fazer relacionamentos são apenas algumas das possibilidades dos eventos corporativos.

As empresas podem se beneficiar de outros indutores de consumo como os eventos nos esportivos, na qual o evento  acaba sendo apenas um componente da estratégia de marketing e que este irá possibilitar  o consumo de determinado produto no futuro, como camiseta de um determinado jogador. O mesmo acontece com grupos educacionais quando estes realizam eventos direcionados a targets muito específicos aprensentando os serviços educacionais para quem ainda nem mesmo chegou naquele determinado nível escolar.

Se faz eventos para atender as mais deversas necessidades e desejos, mas em tempos de economias enxutas e agressivas quando se faz evento em ambito corporativo a equipe da área de finanças ficam antenadas aos números verdes e vermelhos. Neste caso duas situações aparecem: primeira; quandos e fala de agregar valor se fala de investimento a curto prazo; e, que pode gerar resultados a médio e longo prazo, ou seja, o evento apresenta-se como um investimento; a segunda situação se dá quando a empresa compreende o evento como um negócio, desta formo investe a curto prazo para ter retorno a curto prazo, já que os eventos são extremamente pontuais e muitas vezes findam-se em poucos dias.

Números de participantes, contatos realizados, clippagem, avaliações quantitativas e qualitativas por participantes, patrocinadores e proponentes do evento, resultados financeiros positivos, juntamente com políticas definidas para eventos nas organizações são ações que tornam a cada dia mais importante  e consolidam a área de eventos nas empresas.

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